sexta-feira, 23 de novembro de 2012



Dia 20 de Novembro 

Dia da Consciência negra
A desigualdade inicia quando o escravo é liberto e não tem pra onde ir.
Nesse dia lembramos-nos dos negros claros, onde o Brasil foi o ultimo a abolir a escravidão. Mas vou mostrar a historia de uma pessoa que deixou sua marca na literatura brasileira onde a maioria dos brasileiros desconhece. Carolina Maria de Jesus (1914 - 1977), Negra catadora de papel e favelada Que escreveu um livro chamado Quarto de despejo no século XX nos anos 60 traduzido em 13 idiomas. Não correspondia ao perfil tradicional de uma escritora. Agitou o cenário cultural. Dantas jornalista do DIÁRIO de São Paulo foi fazer uma reportagem sobre um playground próximo a favela do canide. Hoje é o estádio da portuguesa em SP. O Diário foi publicado em 1960 pela editora São Francisco com o sugestivo tema de Quarto de Despejo diário de uma favelada. Vendido em mais de 40 países merecendo sucessivas refeições com tiragem superiores a 100 mil unidades. 
Clarice Lispector diz; ''MINHA LIBERDADE É ESCREVER. A PALAVRA É O MEU DOMINIO SOBRE O MUNDO''.
Carolina diz; ''nao tenho força física, mas as minhas palavras ferem mais do que espada, e as feridas são incicatrizáveis.
EU CLASSIFICO SAO PAULO ASSIM: O palácio é a sala de visita. A prefeitura é a sala de jantar e a cidade é o jardim, e a favela é o quintal onde jogam os lixos. 15 maio Jesus. P28


Nenhum comentário:

Postar um comentário